História de Torres - Passarinho Imóveis

Torres - Rio Grande do Sul - Histórico 

         O Município de Torres está localizado no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Sendo um dos mais antigos núcleos populacionais do estado. Omitidas as diversas incursões anteriores na região, o início do povoamento data de 1809. O Município tira seu nome de três rochedos basálticos que se erguem à beira-mar e são conhecidos como Torres do Norte, do Centro e do Sul. Distrito criado com a denominação de São Domingos das Torres,  pela lei provincial em 1832,  elevada mais tarde à categoria de município com a denominação de Torres, por decreto estadual em 1890. Durante muito tempo, serviu como posto militar de observação, mas que, com a colonização alemã e, posteriormente, a italiana, obteve um desenvolvimentosignificativo no seu interior, embora tenha se mantido tímido até as primeiras décadasdo século XX no que diz respeito à área urbana.

O que mudou essa realidade e permitiu com que o município iniciasse seu processo de desenvolvimento urbano foram os atrativos do mar e de suas falésias. Na beira do mar da cidade, podem ser vistas três torres (falésias) que, praticamente, adentram o mar, o que originou o nome do município. Essas falésias, juntamente com aságuas, proporcionaram, e vale dizer, ainda proporcionam, uma bela paisagem aosturistas que começaram a frequentar a região a partir dos anos 30 (séc. passado), com a instalação do Hotel Picoral. Uma iniciativa de José Antonio Picoral que criou um dos roteiros turísticos mais importantes do turismo no Estado do Rio Grande do Sul.

A cidade de Torres, durante algumas décadas do século XX, conviveu com um dualismo: nos meses de verão, recebia a elite gaúcha, sendo considerada a “Praia da Alegria”, a praia aristocrática do estado, e comparada, como revelou a Revista do Globo, como a “Copacabana” do Rio Grande do Sul. 

Foi somente nos anos 80 do mesmo século, que reais mudanças ocorrem no aspecto urbano de Torres, que deixava de ter espaços somente para receber os turistas nos meses de verão e passava a desenvolver atividades comerciais e culturais em seu território urbano durante o ano todo. Todavia, essa situação foi impulsionada justamente pelas possibilidades advindas do turismo, que foi promovido em grande parte pelos turistas da Argentina e do Uruguai, o que se refletiu no desenvolvimento acentuado da construção civil. Nessa época, houve um aumento da população urbana.

Com localização e modal logístico privilegiado, Torres está às margens da BR 101 e da Estrada do Mar e muito próxima de importantes rodovias estaduais que ligam à Serra e à Região Norte gaúcha. Distante 165 Km de Porto Alegre e 225 Km de Florianópolis. A vocação empreendedora dos torrenses que construíram, ao longo de muitos anos, empreendimentos de sucesso e consagrados na região.


Fonte: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/riograndedosul/torres.pdf, http://www.ufrgs.br/gthistoriaculturalrs/09CDCamilaEBERHARDT.pdf, https://torres.rs.gov.br/).

Tire suas dúvidas